O DESEJO DO SABER
“A aprendizagem ocorre porque o estudante ama o mundo. O professor deve ser
capaz de orientar esse amor em direção a objetos que sejam objetos de prazer do
estudante.” Manoel Tosta Berlinck
Já se sabe que se o aluno criar um laço afetivo com seus professores ele consegue aprender muito mais, pois se abre para um mundo de informações a sua frente.
Já se sabe que se o aluno criar um laço afetivo com seus professores ele consegue aprender muito mais, pois se abre para um mundo de informações a sua frente.
O aprendizado se torna muito mais difícil quando a criança não
aceita intervenções, não aceita o ambiente em que está inserido e ainda cria
uma empatia com seus professores. Ela se nega a aprender.
Quando um laço de carinho se
cria entre professor e aluno a aprendizagem se concretiza com mais calma e
solidez.
Assim
como o aluno deve gostar da professora, esta também por sua vez tem que
deixar-se amar para que este aluno se sinta bem recebido, acolhido neste meio e consiga se afastar de toda a
carga de problemas que já trás de casa.
Com tudo que se vive dentro do ambiente educacional, o aluno acaba muitas vezes transferindo suas angustias, seus desabores, seus medos e preconceitos e até seus amores para dentro da escola.
Com tudo que se vive dentro do ambiente educacional, o aluno acaba muitas vezes transferindo suas angustias, seus desabores, seus medos e preconceitos e até seus amores para dentro da escola.
O aluno transfere. É o refletir do que está sentindo,
consciente ou inconscientemente, em outro ser; e a contratransferência é
a forma com que o outro, colega ou professora, reage a isto. Muitas vezes por
desconhecer esta parte da psicologia humana, e por, também, ter seus problemas
particulares, o professor reage de uma forma inadequada, agressiva, sem
identificar o real problema do aluno; isto acaba por aumentar os problemas na
relação professor x aluno, e dificultar a aprendizagem.
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