quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O DESEJO DO SABER
                            “A aprendizagem ocorre porque o estudante ama o mundo. O professor deve ser capaz de orientar esse amor em direção a objetos que sejam objetos de prazer do estudante.” Manoel Tosta Berlinck

                            Já se sabe que se o aluno criar um laço afetivo com seus professores ele consegue aprender muito mais, pois se abre para um mundo de informações a sua frente.


 O aprendizado se torna muito mais difícil quando a criança não aceita intervenções, não aceita o ambiente em que está inserido e ainda cria uma empatia com seus professores. Ela se nega a aprender.
                Quando um laço de carinho se cria entre professor e aluno a aprendizagem se concretiza com mais calma e solidez.
                             Assim como o aluno deve gostar da professora, esta também por sua vez tem que deixar-se amar para que este aluno se sinta bem recebido, acolhido  neste meio e consiga se afastar de toda a carga de problemas que já trás de casa.
                             Com tudo que se vive dentro do ambiente educacional, o aluno acaba muitas vezes transferindo suas angustias, seus desabores, seus medos e preconceitos e até seus amores para dentro da escola. 

                           O aluno  transfere. É o refletir do que está sentindo, consciente ou inconscientemente,  em outro ser; e a contratransferência é a forma com que o outro, colega ou professora, reage a isto. Muitas vezes por desconhecer esta parte da psicologia humana, e por, também, ter seus problemas particulares, o professor reage de uma forma inadequada, agressiva, sem identificar o real problema do aluno; isto acaba por aumentar os problemas na relação professor x aluno, e dificultar a aprendizagem.







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