sábado, 5 de dezembro de 2015

A importância de brincar

                   O brincar é unir os dois mundos. Brincar para as crianças é trazer alegria para sua vida, é viajar para longe, conhecer novos horizontes e fugir da realidade, é expor o que está dentro de si.
                   Quando a criança brinca, ela se realiza, ela cresce, ela aprende e muitas vezes assimila o que viveu; quando ela brinca na escola, ela uniu dois mundos, o da aprendizagem e conhecimento escolar com as alegrias do brincar.
                      A escola deveria proporcionar ao aluno  esta alegria; se os alunos estivessem felizes com a escola, se sentissem felizes em estar na escola , a aprendizagem ocorreria de forma natural, mais rápida e seria muito melhor absorvida por todos, indiferente de classe, de contexto familiar ou de idade.




                   Na educação infantil, tudo é novo para a criança, e ela interioriza cada detalhe do que vive de bom ou ruim; isto pode causar grandes aprendizagens para sua vida ou grandes traumas. 

                  Por exemplo: se na educação infantil a criança é mantida em um pequeno espaço, pode ser um chiqueirinho, ou presa a uma cadeirinha, como o bebe conforto, ela irá demorar muito mais tempo para aprender a engatinhar e caminhar; se na hora de tirar as fraldas ela for maltratada toda vez que fizer xixi na calça ou no chão, criará um imenso medo, receio de ficar sem as fraldas e pedirá para recolocá-las. Estes são alguns exemplos próprios que meu filho do meio vivenciou na escolinha de educação infantil; depois de alguns dias de eu tirar-lhe as fraldas, ele começou a não querer ir mais para a escolinha e chorava desesperadamente; ao conversar com a professora e diretora observei que elas não gostavam da situação e preferiam que esta etapa fosse totalmente resolvida em casa e que ele só voltasse quando estivesse pronto, chegaram a dizer que ele tinha problemas neurológicos e que não se relacionava com os colegas; tirei ele da escolinha e o levei a todos os especialistas necessários e descartamos esta possibilidade; ao trocá-lo de escola; local onde ele é muito querido hoje e amado, ele aprendeu rapidamente a usar o vaso, adora ir para a escolinha, e se relaciona muito bem com todos seus coleguinhas.
 Podemos ver diante os fatos como é importante para a criança sentir-se bem no ambiente escolar, sentir-se feliz e que brincar tem grande influência em sua aprendizagem.
                    Nas colocações de Georges Snyders: a alegria faz parte da luta por transformar a escola e a educação. Ele coloca que se ensinado com alegria, este aluno poderá atuar na sociedade modificando-a e superando as contradições e problemas que esta apresenta;... renovar a escola a partir de uma transformação dos conteúdos culturais.

                Na minha infância lembro de brincar muito com bonecas e na escola  de andar de balanço, era o que eu mais gostava, com as bonecas a sensação de liberdade de escolha e de poder mandar e coordenar, e no balanço a sentir-me livre e leve, voando. Aprendi brincando a ser mais independente e a observar tudo e todos com mais atenção e compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário