domingo, 6 de dezembro de 2015

                               


Complexo mundo da educação



   Ao passar dos anos, décadas e séculos, muito se viu mudar no âmbito da educação, conforme Julia Varela e Fernando Alvarez, a escola pública, gratuita e obrigatória foi instituída em princípios do século XX, mas não surgiu de repente, uma série de dispositivos foi reunido e instrumentalizado e começou a emergir e se configurar a partir do século XVI. Isto foi só o começo, muitas pedagogias surgiram, muitos autores e pensadores, várias coisas foram averiguadas e analisadas para chegarmos ao patamar que estamos e que ainda não é o melhor para a aprendizagem.
                                    O psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury faz uma colocação bem interessante:
                               Os jovens de hoje raramente vivem o sonho de Platão (o prazer de aprender), de Paulo Freire (ter autonomia, opinião própria), de Jean-Paul Sartre (ser dono do próprio destino), de Sigmund Freud (um ego que vive o principio do prazer com maturidade), de Victor Frankl (um ser humano em busca do sentido existencial) e o meu sonho (o desenvolvimento de um EU maduro, capaz de proteger a emoção, gerenciar pensamentos e trabalhar outras funções complexas da inteligência para aprender a ser autor da própria história).
                                Os professores reclamam que os alunos estão cada vez mais agitados, ansiosos e alienados. Mas toda mente é um cofre; não existem mentes impenetráveis e sim chaves erradas.

                             Muitos professores se preocupam com os conteúdos ou com somente o comportamento, sem ver o lado do aluno, sem reconhecer de onde vem este aluno e seus problemas para poder ajudar este a superar suas dificuldades e então concretizar a aprendizagem; fazer com que este aluno se sinta querido e parte do ambiente em que está inserido, pois só quando a criança se sente feliz com as pessoas e o lugar onde está consegue aprender, ter vontade de descobrir um mundo novo.


Um comentário:

  1. Maristela,

    Hoje iniciamos o eixo III. Mais uma etapa que inicia.


    "Não importa onde você parou...
    Em que momento da vida você cansou...
    O que importa é que sempre é possível recomeçar.
    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
    É renovar as esperanças na vida e,
    o mais importante...
    Acreditar em você de novo."

    Nós acreditamos em ti e sabemos que juntos podemos fazer um caminho melhor.
    Conta conosco (Equipe de formadores) em mais esta etapa!

    []'s
    Tutora JacqueAguiar - SI

    ResponderExcluir