Objetos digitais de
aprendizagem
Parece simples e ao
mesmo tempo complicado.
Propor para crianças
jogos, sempre as atrai. Mas jogar, brincar em sala de aula sempre ocasiona aos
pais certa intranquilidade por acharem que brincando não estão aprendendo; deparo-me
constantemente com isto. Mas, ao mesmo tempo em que sou questiona da por eles,
sou tranquilizada por meus alunos, quando me dizem que adoram vir às aulas.
Para aprender o aluno
precisa primeiramente querer aprender, querer participar das atividades propostas
pela professora; do contrário estará apenas de corpo presente.
Os objetos digitais
auxiliam a criança a observar ao redor de seu mundo com mais atenção, dando
mais valor ao que observa e interagindo mais com tudo, entendendo melhor a
correlação entre as informações que lhes são expostas.
Com a comparação,
classificação, pertinência, inclusão de classes, e seriação a criança começa a
entrar e entender o mundo matemático. Prepara-se para a construção do número e
sua relação com a quantidade, desenvolve a habilidade de compreender critérios
abstratos; pois partiu do concreto, da observação e da construção. Podemos
utilizar jogos em sala de aula para isto, como também podemos auxiliar nesta
compreensão quando pedimos que organizem a sala, formem grupos, se organizem para
sair da sala, formando fila, ou mesmo separando quem vai almoçar na escola e
quem não vai.
A matemática está em
tudo que vivemos e tocamos, mas é muito mal compreendida por ser mal
trabalhada. Seu desenvolvimento requer atenção e dedicação tanto na escola
quanto em família.
Realmente, às vezes esquecemos o quanto que a matemática nos rodeia... e se ela for divertida, então, que maravilha! abçs
ResponderExcluir