sábado, 1 de abril de 2017

Objetos digitais de aprendizagem



Parece simples e ao mesmo tempo complicado.

Propor para crianças jogos, sempre as atrai. Mas jogar, brincar em sala de aula sempre ocasiona aos pais certa intranquilidade por acharem que brincando não estão aprendendo; deparo-me constantemente com isto. Mas, ao mesmo tempo em que sou questiona da por eles, sou tranquilizada por meus alunos, quando me dizem que adoram vir às aulas.

Para aprender o aluno precisa primeiramente querer aprender, querer participar das atividades propostas pela professora; do contrário estará apenas de corpo presente.
Os objetos digitais auxiliam a criança a observar ao redor de seu mundo com mais atenção, dando mais valor ao que observa e interagindo mais com tudo, entendendo melhor a correlação entre as informações que lhes são expostas.

Com a comparação, classificação, pertinência, inclusão de classes, e seriação a criança começa a entrar e entender o mundo matemático. Prepara-se para a construção do número e sua relação com a quantidade, desenvolve a habilidade de compreender critérios abstratos; pois partiu do concreto, da observação e da construção. Podemos utilizar jogos em sala de aula para isto, como também podemos auxiliar nesta compreensão quando pedimos que organizem a sala, formem grupos, se organizem para sair da sala, formando fila, ou mesmo separando quem vai almoçar na escola e quem não vai.


A matemática está em tudo que vivemos e tocamos, mas é muito mal compreendida por ser mal trabalhada. Seu desenvolvimento requer atenção e dedicação tanto na escola quanto em família.

Um comentário:

  1. Realmente, às vezes esquecemos o quanto que a matemática nos rodeia... e se ela for divertida, então, que maravilha! abçs

    ResponderExcluir