terça-feira, 19 de julho de 2016

A mãe





Complexo, incompreendido, forte, sensível, emotivo, lindo, fundamental.

Muito difícil, e ao mesmo tempo emocionante falar de alguém com tanta importância em nossa sociedade, desde os primórdios do mundo. A bíblia, um livro considerado sagrado por muitas pessoas, um dos mais antigos no mundo, cita diversas vezes a importância de Maria, mãe de Jesus. E a história prossegue citando diversas mães que influenciaram a sociedade.

Wu Zetian. A única imperatriz da China. Após a morte do imperador, mais dois imperadores sucederam o trono, porém sem grande destaque, pois Wu já comandava tudo de certa forma. Foi quando ela finalmente resolveu tomar o poder absoluto em 690, tornando-se a primeira e única imperatriz soberana da China. Ela governou até os 80 anos de idade, quando foi forçada a abdicar ao trono em fevereiro de 705, cedendo lugar ao seu filho, o imperador Zhongzong, que restaurou a dinastia Tang.

Catarina de Médici. Mãe de três reis da França.Com apenas 14 anos de idade, a italiana Catarina de Médici se casou com o então príncipe Henrique II da França (também com a mesma idade), porém a vida no reino não era nada fácil. Ela foi a rainha consorte no período de 1547 (quando Henrique ascendeu ao trono) a 1559, mas uma vida conjugal sofrida.Quando o seu marido, Henrique, morreu, um de seus filhos (Francisco II) tornou-se rei com a idade de 15 anos, mas morreu apenas um ano depois. O fato trágico levou o outro filho de 10 anos de idade, Carlos IX, ao trono, promovendo Catarina como regente. Ela governou uma França dividida pela guerra civil e religiosa, fazendo o que podia para manter a sua família unida.


Jacqueline Kennedy Onassis. Foi a esposa do falecido presidente John F. Kennedy, ao longo da sua vida , ela experimentou muitas provações e tribulações em nome de seus filhos. Por sua determinação e força de vontade Jacqueline O. Será lembrada como um ícone para todas as mães. Uma das figuras mais queridas e populares do século XX.


Princesa Diana. Sempre foi muito solidária com as crianças pobres. Ela fez da filantropia uma das maiores missões da sua vida, apoiando assim vários projetos de caridade, principalmente na África. Ela lutou bravamente contra a AIDS e contra as minas terrestres. Foi casada com o Príncipe Charles com quem teve dois filhos.

Julia Ward Howe. Uma das mais marcantes da história é a poeta e ativista, Julia Ward Howe , que plantou as primeiras sementes para tornar o dia das mães um feriado nacional nos Estados Unidos. Ela foi a primeira a propor que a data fosse celebrada. Ela presenciou muitas cenas de violência durante a Guerra Civil. Mãe e esposa dedicada, defendia que as mulheres mereciam um papel na sociedade mais importante do que serem donas de casa.

                     São muitas as mães importantes por todo o mundo, todas são importantes pois sem elas o que seria de nós filhos. Mas citei algumas que julguei interessante ressaltar pelo percurso na história e suas conquistas.
Mas o que é realmente importante citar é que a mãe é um ser complexo que faz parte de nossas vidas querendo ou não. Ela nos afeta estando presente o indo embora, interfere em nossos sentimentos a qualquer tempo e idade, influencia o nosso crescimento e desenvolvimento físico, cognitivo e social.
                                  Em muitas obras é citada como referencial de estudo, fundamental parte do desenvolvimento humano e social. Não podemos esquecer que Freud a colocou no patamar de responsável por muitos de nossos traumas.


Em “ A construção da externalidade do mundo”, por Sônia Maria Parente, Winnicott , relata por diversas formas e vezes a importância do papel da mãe do desenvolver do bebê e da criança para adaptar-se ao mundo que o cerca, desde de seu útero, quando já começa a sentir o carinho e cuidados da mãe sem compreender o que esta lhe representa e após quando preenche seu mundo com cuidados e lhe traz a alegria do amamentar, o aconchego, e introduz este novo serzinho no mundo da segurança e do aprendizado. Da mesma forma estes primeiros momentos são crucias para a integração da criança, pois sem isto crescerá nela a angústia do desamparo que no futuro gerará o que Winnicott chamou de inibição intelectual; além disso todo o período de formação da personalidade e intelecto é moldado pelo convívio e exemplos que receberá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário